Ares praianos, características essenciais para uma casa de praia!

Charme, praticidade e funcionalidade são essenciais em uma casa no litoral!

Como sabemos, uma fachada é o belo cartão de visitas para qualquer residência. E em uma casa de praia não é diferente, ela pode ser agradável, integrada com seu entorno, ajudando a prevenir o excesso de calor interno.

A relação visual da casa com seu entorno não somente vai qualificar o projeto como vai dar uma identidade para ele à ponto que sua reprodução em qualquer outro lugar seria descontextualizada e sem sentido, resultando em uma edificação exclusiva.

A seguir 8 dicas essenciais para um projeto de Casa de Praia, que irão tornar sua fachada bonita, interessante e aliada ao conforto térmico interno

#Dica 1 - Orientação

Verificar a projeção da incidência solar é de extrema importância pois ela vai impactar diretamente no conforto térmico interno da residência. Então precisamos localizar os ambientes e aberturas sabiamente em uma edificação, setorizando estrategicamente para coletar iluminação natural, permitindo visuais, utilizando mais aberturas ao norte e menos nas fachadas leste e oeste, possibilitando maximizar as aberturas e proteções no verão e quando o inverno chegar com o sol mais baixo permitir que o sol entre na edificação.

Isto também se refere a massa da edificação, se for possível aumentar a superfície norte e sul e diminuir as aberturas leste e oeste, seria ótimo na maioria dos casos.

#Dica 2 - Sombreamento

Identificar o sombreamento das edificações vizinhas, pois elas podem ter um impacto positivo ou negativo no seu projeto. Imagine ter uma piscina com projeção de sombreamento do vizinho? Não seria a melhor opção.

#Dica 3 - Iluminação e Ventilação

A iluminação natural, também tem muito haver com o layout de interiores. Afinal precisamos garantir a saúde dos ocupantes e que a arquitetura planejada para receber o máximo de luz possível seja repassada para os ambientes internos. Amplas aberturas em vidro permite a captação da luz natural que aliada à ventilação cruzada permitirá boa captação de ar,  onde apenas os ventiladores de teto podem solucionar o calor na maior parte do tempo. Utilizar grandes aberturas também auxilia na umidade, diminuindo problemas como mofo e fungos, pois as casas podem fica fechadas muito tempo.

#Dica 4 - Volumetria

Brincar com as alturas da casa em diferentes patamares e níveis de telhado, deixam a fachada mais interessante, aproveitam os espaços de uma forma criativa, de tal forma que ampliar o pé-direito da edificação proporciona uma amplitude espacial e colabora na ventilação dos espaços.

#Dica 5 - Varandas e Terraços

A varanda é a área que é mais frequentada da casa. é o cômodo mais fresco, que as pessoas gostam de utilizá-lo como ponto de relaxamento, utilizá-las em um projeto é quase que uma regra, permite maior integração com os  espaços internos e externos, proporcionando espaços versáteis, e ainda aliado com vidros compondo com uma bela vista, que é melhor do que qualquer ar condicionado.

#Dica 6 - Elementos Arquitetônicos

Brises, marquises, fachadas ventiladas e vidros com alta refletância são bons amigos e ajudam a fornecer sombra e manter o clima mai ameno dentro de casa, e assim reduzindo a necessidade de ar condicionado.

#Dica 7 - Permeabilidade

Utilizar ao redor da fachada áreas permeáveis diminuindo as superfícies que absorvem calor e repassem para o entorno, melhora as condições térmicas internas da casa. Ideal que 50% no entorno das fachadas, que também podem estar compostas por plantas são ótimas para fornecer sombra à fachada ou áreas pavimentadas.

#Dica 8 - Materiais e Revestimentos

O clima litorâneo exige cuidados específicos na escolha de materiais e na concepção do projeto arquitetônico da casa, decorrentes da maresia. Utilizar revestimentos que desbotem não é uma boa alternativa. A saída mais interessante é recorrer a porcelanatos, pedras, placas cimentícias, que funcionam muito bem neste cenário. Nada de ferro, cromados e tecidos que não sejam impermeáveis.

Enfim aproveitamento da luz natural, ventilação cruzada e integração com a natureza são aspectos que não podem faltar em um projeto de casa de praia.

Compartilhe nosso Post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
casa de praia

" Criar ambientes setorizados com fácil transição entre eles, mas sem integração total, valorizando a privacidade nos locais mais íntimos."

Ares praianos, características essenciais para uma casa de praia!

Charme, praticidade e funcionalidade são essenciais em uma casa no litoral! Como sabemos, uma fachada é o belo cartão de visitas para qualquer residência. E em uma casa de praia não é diferente, ela pode ser agradável, integrada com seu entorno, ajudando a prevenir o excesso de calor interno. A relação visual da casa com

Leia Mais »